
Brasil Solidário: Documentário “Virando o Jogo” chega a Campina Grande com exibição gratuita no cinema
Por Edmilson Pereira - Em 1 mês atrás 423
O documentário Virando o Jogo, obra audiovisual que celebra os 25 anos do Instituto Brasil Solidário (IBS), chega a Campina Grande no próximo dia 25 de outubro, com exibição gratuita no Cinesercla – Partage Shopping. O longa mostra o impacto social do projeto “Jogar e Aprender”, destacando como a Educação Financeira transforma comunidades em diferentes realidades do país.
O documentário está sendo exibido nos Estados destaque do projeto, com sessões voltadas aos educadores, gestores e apoiadores do projeto. Sendo o segundo no ranking de Estados com maior participação do projeto em todo o Brasil, as ações já alcançaram 98 municípios paraibanos, que estarão representados no documentário, produzido com relatos no chão da escola, além de entrevistas com especialistas e gestores públicos.
Diante do impacto das ações, a exibição já tem presença confirmada de gestores municipais e profissionais da educação de 15 cidades da Paraíba, que foram convidados a prestigiar o trabalho feito em sala de aula, que se tornou obra de cinema, com todo o mérito da mobilização promovida nas escolas.
Para Luís Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, o que está em destaque é a potência da educação como agente de mudança em todo o país. “Quando o conhecimento chega de forma viva, conectada com a realidade das pessoas, ele não apenas ensina — ele transforma. Desperta sonhos, fortalece identidades e cria caminhos reais para que comunidades inteiras possam reescrever suas histórias. Ver esse documentário ganhando novas telas, novos públicos e novos territórios é a prova de que essa mensagem toca fundo. Não celebramos apenas uma trajetória de 25 anos, mas acendemos uma nova etapa de inspiração, capaz de ampliar ainda mais o alcance desse impacto positivo para o Brasil que queremos construir”, afirma Salvatore.
O filme conta com o apoio da Aliança pela Educação, formada pelas instituições como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. Além dos patrocinadores da Aliança, o IBS mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.
Além da experiência no cinema, o projeto se estende para dentro da sala de aula. No site oficial do documentário, os educadores terão acesso a planos de aula estruturados com base nas atividades apresentadas no filme, incluindo sugestões práticas de aplicação, orientações metodológicas e materiais de apoio, todos alinhados às propostas de Educação Financeira e Educação Ambiental desenvolvidas pelo Instituto com os jogos educativos. Esses materiais poderão ser aplicados diretamente nas escolas, com apoio dos jogos educativos do Instituto e conteúdos complementares.
IMPACTO NA PB
O estado da Paraíba foi o primeiro a receber as ações do “Vamos Jogar e Aprender” com escala a nível estadual, sendo atualmente o topo do ranking de atuação do projeto no Nordeste e o segundo em número de municípios parceiros em todo o país, contando com apoio da UNDIME-PB. A iniciativa soma na região 98 cidades paraibanas beneficiárias, que atendem 150.029 alunos, número que representa 28,44% dos alunos de toda a rede pública do estado.
O resultado desse trabalho, tem refletido propostas inspiradoras e de mobilização em rede, incluindo a implementação de políticas públicas que agregam o tema dentro do currículo complementar dos municípios, como em Cajazeiras (PB) e Cachoeira dos Índios (PB), contribuem na progressão de carreira dos professores que participam das formações, somando pontos no concurso público municipal, como em Monte Horebe (PB), além de premiações nacionais conquistadas por alunos e educadores da rede a partir do projeto nas escolas.
Em Campina Grande (PB), as escolas têm unido o tema com atividades sobre consumo consciente e sustentabilidade, com práticas na horta da escola, que reforçam sobre o reuso de materiais, trabalham com cálculos e até incentivam a venda de mudas em feiras locais. Entre os muitos exemplos de destaque, temos ações nas escolas:
- Tecnologia e Transversalidade na Educação Financeira, na Escola Eraldo Cézar Araújo: https://youtu.be/wod9QL8LYhk
- Empreendedorismo com Cultivo de Cactos e Suculentas, na Escola Manoel Francisco da Mota: https://youtu.be/fwTQfE7yzgk
- Produto Étnico com Valorização da Cultura Africana, na Escola Municipal Padre Antonino: https://youtu.be/YeV7MzVjkKQ
- Empreendedorismo com arte, na Escola Municipal Presidente Kennedy: https://youtu.be/wkNHfNb9ktk
- Projeto de “Bolo Econômico de Banana”, na Escola Lafayete Cavalcante: https://youtu.be/3BNH1HnnGIk
Mais do que um filme, Virando o Jogo oferece uma experiência educativa completa, já reconhecida por seu alcance nacional e internacional, que conecta a educação a metodologias lúdicas, inovadoras e inclusivas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação